ONG CBCN e novos caminhões coletores de lixo são apresentados para população cruzeirense

ONG CBCN e novos caminhões coletores de lixo são apresentados para população cruzeirense

Category : Termo

Na tarde de sexta-feira (18) o CBCN (Centro Brasileiro para Conservação da Natureza e Desenvolvimento Sustentável) apresentou à população cruzeirense os novos caminhões coletores e a equipe, que a partir de agora será responsável por cuidar da limpeza urbana, da coleta de lixo e da destinação dos resíduos gerados na cidade.
A solenidade aconteceu no Galpão do bairro da Cobal, e foi marcada com uma grande carreata dos novos equipamentos, percorrendo diversos bairros da cidade.
O CBCN é uma ONG da Universidade Federal de Viçosa que trabalha há 50 anos com desenvolvimento sustentável e usa o conhecimento da instituição de Viçosa para educação ambiental e para o desenvolvimento socioambiental das cidades.
“Esse é um momento muito importante, pois estamos começando uma nova fase do manejo dos resíduos sólidos em Cruzeiro do Sul, trazendo uma nova experiência de sistematização, logística, novos equipamentos e tecnologias, adequação do calendário de coleta e ampliando a frequência de cobertura dos serviços, inclusive para os grandes geradores de resíduos, com um veículo equipado com balança que permite pesar os resíduos no momento em que o material é depositado no caminhão”. Destacou Jocélio Araújo – coordenador nacional do CBCN.
O Prefeito Ilderlei Cordeiro explicou que a parceria entre Prefeitura e CBCN foi possível após a aprovação do projeto junto a Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul, e que os investimentos financeiros serão basicamente os mesmos, haja vista que as atividades do CBCN não têm fins lucrativos com a diferença que o município receberá no âmbito do acordo de colaboração firmado, tecnologia, inovação e melhores condições para desenvolver as atividades de limpeza urbana, tendo em vista que toda parte de gerenciamento de resíduos sólidos, além das limpezas de ruas e predial do município serão realizadas pela ONG.
“Nossa cidade teve um aterro sanitário na época do prefeito Aluísio Bezerra, que depois virou um lixão. Eu não poderia ficar de braços cruzados, e fui buscar tecnologias e informações, e encontrei o CBCN. É uma organização sem fins lucrativos, tem mais de 50 anos e é ligada a Universidade de Viçosa. Através dessa parceria conseguimos três novos caminhões coletores de lixo,complementando a estrutura que já tínhamos no município e buscando assim, a cada dia, o desenvolvimento, a tecnologia, a melhor qualidade, e com toda experiência que eles têm na área ambiental, nos ajudar a resolver os problemas do município”, destacou o prefeito.


Converse no WhatsApp